quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mais Brinquedos Reciclados Para o DIA DAS CRIANÇAS!!!


Monte seu automóvel


- 2 caixinhas de papelão (de tamanhos diferentes)
- 4 tampinhas de refrigerante
- varetas de pipa ou espetos de churrasco
- papel higiênico
- pincel grosso e fino
- cola branca
- tesoura
- tinta guache ou acrílica de várias cores
- pedacinhos de arame e tudo mais de
  sucata quevocê achar que pode  aproveitar. 

 



1
. Cole as duas caixinhas .
 
 



2
. Você já tem a estrutura do seu automóvel.
 
 


3
. Faça um furinho com o espeto, em cada tampinha, para montar os pneus.
 
 



4
. Encaixe e cole as varetas nos fundos dos pneus.
 
 


5
.Você já construiu as estruturas dos pneus, traseiros e dianteiros.
 



6
. Cole as duas estruturas, na parte de baixo do automóvel.
 

7
. Cole tiras de papel higiênico na peça.
O papel se mistura com a cola bem diluída em água e cria uma textura, para depois ser pintada. Você pode criar o automóvel do jeito que desejar.
 


8
. Com a cola seca, mãos à obra: pinte o carro do jeito
que você achar mais legal. Está pronto!

Ainda sem idéias? O dinheiro tá curto? A Fábrica de Idéias dá 02 dicas maravilhosa com sucata: Palhacinho Bilboquê e 05 Marias. Eu amaaaaava brincar de 05 Marias quando criança. Vamos fazer?




O que é mais legal, tem o passo a passo! Passo a passo do Palhacinho e das 05 MariasDICA: Tem muitas muitas outras idéias para fabricar brinquedos com sucata, visitem: Fábrica de Brinquedos. Com passo a passo!
A melhor maneira de ensinar os nossos filhos a reciclar é dando o exemplo. E aqui está um belo exemplo de reciclagem para as crianças. Utilize embalagens de produtos que você iria descartar e faça brinquedos para as crianças. Novamente aqui só estamos apresentando a idéia para que você possa desenvolver usando a sua criatividade. Mãos à obra!brinquedos e bonecos recicláveis - toy art


Casinha de bonecas

http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1276

Simples de fazer, ótima pra brincar!

Que tal agregar esta casinha a um projeto sobre casas, moradias?
E até acrescentar a música de Vinícius de Moraes, A casa?

Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos numero zero

Vídeo da música: http://www.youtube.com/watch?v=ipjly96rzxA

Fica aí a sugestão.





O trenzinho é todo feito com garrafas pet, daquelas pequenas.




Trabalhando com sucata, pois ela pode virar brinquedos e jogos educativos Quem disse que não se aprende brincando? Ao construir seu próprio jogo ou brinquedo a criança aguça sua curiosidade, estimula a criatividade, desenvolve a coordenação motora e autonomia, além da preservação do meio ambiente e responsabilidade social com a reciclagem de sucata e o resgate de brinquedos artesanais.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

É dia 12 de outubro!!!!

"Todos sabem que no próximo dia 12 de outubro, às 18h teremos um evento histórico: América Medita.



Será a primeira vez em que teremos uma meditação simultânea em todo o continente americano. 


Dentre as cidades que irão meditar juntas estão: Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires, New York, Montreal, Montevidéo, Cidade do México, La Paz, Santiago de Chile, Salvador, Lima, Assunção, Quito, Caracas, Bogotá, Paramaribo, Georgetown, Santo Domingo, San Juan de Puerto Rico, San José de Costa Rica e Panamá. 



Existem pesquisam que comprovam que a prática de Meditações em Grupo, não só beneficiam seus praticantes, mas também toda a área em sua volta. Há estudos que comprovam que a prática de meditação coletiva pode ajudar a reduzir em até 25% a violência naquela região, sem qualquer alteração na conjuntura econômica ou política.Por que isso? Porque toda essa vibração de paz e serenidade que criamos dentro de nós não ficam só conosco, mas são irradiadas para todo o ambiente.


Quanto mais pessoas participarem mais forte será e maiores os benefícios, tanto para nós quanto para a toda a cidade, todo o país e todo o continente! Por isso MESMO divulgue, chamando seus amigos, encaminhando esse artigo por e-mail, colando cartazes pela cidade 


Vamos todos contagiar e ser contagiados por essa atmosfera de Paz! 


Que o caminho seja brando aos teus pés;
Que o vento sopre leve em teus ombros;
Que o sol brilhe cálido em tua face;
Que as chuvas caiam serenas em teus campos;
Que a colheita te recompense;
Que o tempo te pareça breve;
E...Até que eu de novo te veja,
que Deus te carregue nas palmas das mãos!
Existe em D'us,uma profunda "paixão pelos homens" que se traduz em "paixão em Cristo".
O que nos mantem é essa fé neste explêndido amor de DEUS!"

Dia Internacional das Pessoas Perturbadas

De vez em quando, é bom pensar...

Dia Internacional das Pessoas Perturbadas 

  
  
Vá até o fim e leia o que esta escrito. 
http://smg.photobucket.com/albums/v421/Eclisse/?action=view&current=food009.jpg
http://smg.photobucket.com/albums/v421/Eclisse/?action=view&current=food011.jpg
http://smg.photobucket.com/albums/v421/Eclisse/?action=view&current=food020.jpg
http://smg.photobucket.com/albums/v421/Eclisse/?action=view&current=food018.jpg
http://smg.photobucket.com/albums/v421/Eclisse/?action=view&current=food017.jpg
http://smg.photobucket.com/albums/v421/Eclisse/?action=view&current=food016.jpg
http://smg.photobucket.com/albums/v421/Eclisse/?action=view&current=food015.jpg
http://smg.photobucket.com/albums/v421/Eclisse/?action=view&current=food014.jpg
http://smg.photobucket.com/albums/v421/Eclisse/?action=view&current=food013.jpg
http://smg.photobucket.com/albums/v421/Eclisse/?action=view&current=food012.jpg
http://smg.photobucket.com/albums/v421/Eclisse/?action=view&current=food010.jpg
http://smg.photobucket.com/albums/v421/Eclisse/?action=view&current=food008.jpg
http://smg.photobucket.com/albums/v421/Eclisse/?action=view&current=food007.jpg
http://smg.photobucket.com/albums/v421/Eclisse/?action=view&current=food006.jpg
http://smg.photobucket.com/albums/v421/Eclisse/?action=view&current=food005.jpg
http://smg.photobucket.com/albums/v421/Eclisse/?action=view&current=food004.jpg
http://smg.photobucket.com/albums/v421/Eclisse/?action=view&current=food003.jpg
http://smg.photobucket.com/albums/v421/Eclisse/?action=view&current=food002.jpg
http://smg.photobucket.com/albums/v421/Eclisse/?action=view&current=food001.jpg
 Hoje é o Dia das Pessoas Perturbadas 


Favor mandar esta mensagem encorajando seus amigos perturbados... assim como eu fiz. 

[]
 
Nao me importo se você lambe as janelas, ande num ônibus especial ou então, ocasionalmente voce se comporta como um louco..
Mas aguente,  porque você é especial

 A cada 60 segundos que você passa com raiva, contrariado ou louco, equivale a um minuto de felicidade que você perde. 

[] 
A mensagem de hoje é:

a vida é curta,  

  quebre as regras, 
perdoe rapidamente,  
 beije lentamente,  
  ame verdadeiramente,  
 ria sem controle  
  
  E nunca se arrependa de coisa alguma que o faz sorrir  
Mande para as pessoas que você ama e com quem não quer perder o contato.


 A vida pode não ser a festa que sempre esperávamos, mas enquanto estamos aqui devemos dançar.



 
CrisJhoenMande um beijo

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PROJETO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL (MATERNAL E JARDIM)

A IMPORTANCIA DA MUSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

JUSTIFICATIVA: o ser humano, em sua evolução encontrou muitas formas de expressar e comunicar ao outro suas emoções, seu pensar e seu sentir, usando diferentes linguagens. Uma dessas linguagens é a música.
A música faz parte de nos, da nossa vida das nossas culturas.
Na Educação Infantil, a música tem atendido a inúmeros objetivos e vários propósitos, nem sempre os mais adequados.
Para motivar o interesse das crianças nessa faixa etária, é necessário trabalhar com as crianças musicas de curta duração com letras engraçadas, que estimulam a sua fantasia e seu imaginário.
A música aumenta a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógico-matemático e a memória, além de ser um forte desencadeador de emoções.
O ensino da música se estenderá para todas as áreas da aprendizagem. Quando a criança esta cantando, tocando ou ouvindo uma música, está aprendendo muitas coisas como: Folclore, Ciências, Esquema Corporal, Alfabeto, Matemática.
O professor também deve conversar com as crianças sobre o conteúdo da música. Pedir para desenhar sobre a música, dramatizá-la, reproduzi-la através de mímicas, fazer paródias das músicas conhecidas, tocá-las na bandinha, fazer um Karaoquê, um programa de calouros, etc.

OBJETIVOS:
- ouvir, perceber e discriminar sons, fontes sonoras e produções musicais;
- brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
- explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, improvisando, compondo e interpretando músicas.
- participar de jogos e brincadeiras com dança e improvisações musicais;
- elaborar um repertório de cantos/ cantigas com vista ao desenvolvimento da memória;
- escutar diferentes obras de diferentes autores, gêneros, épocas, culturas;
- reconhecer elementos musicais básicos (frases, partes que repetem, etc.)
- informar-se sobre diferentes obras;
- identificar ritmos da natureza, no meio ambiente e do próprio corpo;
- comparar ritmos;
- acompanhar canções utilizando instrumentação corporal par identificar o ritmo;

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

- ouvir atentamente uma história, contada pelo professor, na qual os personagens tenham vozes graves e agudas, identificando a altura dos sons.
- ouvir sons de diferentes objetos, com os olhos fechados, identificando a duração dos mesmos.
- responder à chamada, dizendo a palavras presente com a mesma intensidade com a qual o professor pronunciou o nome do aluno.
- produzir sons e ritmos com o auxílio dos instrumentos da bandinha, reconhecendo diferenças e semelhanças.
- repetir seqüências de 1, 2, 3 até cinco sons diferentes.
- nomear os sons da rua.
- ouvir diversos sons e nomeá-los e identificá-los.
- ouvir ruídos e ritmos da natureza de olhos fechados e mencioná-los.
- confeccionar os instrumentos da bandinha.

BANDINHA FEITA COM SUCATAS:

– Pauzinhos ou Bastões: cabos de vassoura de 15 cm, pintados aos pares.
- Coquinhos: cascas de coco partidas ao meio, lixadas e limpas, pintadas aos pares.

Pandeiro: latas de goiabada ou similar, redondas. Fazer orifícios em forma retangular. Nesses orifícios, fixar internamente um prego ou palito com duas tampinhas de garrafa amassadas.

Baquetas: parte transparente das canetas ou galhos de arvores, colocar um chumaço de algodão nas extremidades e cobrir com fita crepe.

Copinhos: dois copos plásticos podem ser tocados, batendo fundo com fundo ou boca com boca.

Tambor: latas grandes. Retirar a tampa do fundo, fechar essa parte com tirar sobrepostas de fita crepe, até formar uma película resistente a batida.

Xique – xique: colocar dentro de latas de refrigerante ou embalagens plásticas, pedras, tampinhas, fechar com durex.

Toquinhos de lixa: pedaços de madeira em formato retangular, com lixa grossa em uma das superfícies. Friccionando uma parte na outra.

Guizos: tampinhas de garrafas, achatadas com martelo e furadas ao meio com pregos grandes. Enfiar um arame e amarrar nas extremidades .

Pratos: tampas redondas de galão de tinta ou tampas velhas grandes do mesmo tamanho, bater uma na outra.

Reco – reco: fazer sulcos regulares de distancia em um pedaço de bambu. Esfregar uma caneta, lápis ou vareta.

Pode-se introduzir na bandinha apito ou outros instrumentos.

PROJETO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL (JARDIM)

O BRINQUEDO

OBJETIVOS:

- reconhecer e ler o seu nome e o nome de alguns brinquedos, bem como, outras palavras que serão trabalhadas neste projeto, relacionando-as ao seu meio social e cultural;
- comparar as brincadeiras e brinquedos dos antepassados (pais e avós) com os atuais, resgatando a cultura de outros tempos;
- ampliar o conhecimento com relação aos brinquedos e brincadeiras, a fim de criar mais oportunidades para o ato de brincar;
- reconhecer alguns números e a noção de quantidade.

TEMA: O BRINQUEDO

JUSTIFICATIVA:
O brinquedo é importante para a criança, quanto o trabalho para o adulto. Brincar além de prazeroso é fundamental para o desenvolvimento holístico. Vários fatores contribuem para o distanciamento da criança e do brincar. A escola é o lugar ideal para resgatar essas práticas negligenciadas pelo mundo contemporâneo.
Através da brincadeira, a aprendizagem acontece de maneira espontânea e mais eficaz, dentro deste tema, pretendemos criar um elo entre o aprender, o brincar e o brinquedo.

ABRANGÊNCIA DO TEMA:
- brinquedos e brincadeiras dos antepassados;
- rodas cantadas;
- jogos tradicionais;
- história da vida da criança;
- comparação, seriação e classificação;
- gráficos;
- tempo e espaço.

PLANEJAMENTO: RESGATE DAS BRINCADEIRAS
- convidar os pais e avós, ou outros adultos, para visitarem a escola e falarem sobre os brinquedos que utilizavam na infância (os convidados irão até a escola previamente informados sobre o assunto e se possível trazendo brinquedos da sua infância). Pede-se para que cada convidado fale de sua infância, no que se refere ao brincar e ao brinquedo. Todos os alunos poderão perguntar e brincar com os adultos, se houverem brincadeiras demonstrativas;
- tempo para brincarem com as brincadeiras trazidas pelos convidados;
- listar os nomes das brincadeiras trazidas pelos convidados (o professor pode escrevê-las num cartaz).
- contar o número de letras de cada palavra escrita no cartaz e registrá-las ;
- encontrar nas palavras do cartaz as letras que compõem o seu nome e assim, ir escrevendo o mesmo no caderno (se faltarem letras identificá-las, com ajuda do professor);
- fazer fichas com as palavras do cartaz e separá-las conforme a letra inicial (observando o som, a ordem alfabética e o formato da letra);
- comparar a letra inicial do nome de cada um, com as letras iniciais das brincadeira escritas nas fichas;
- copiar no caderno as palavras do cartaz que iniciam com a letra do seu nome;
- construir um cartaz em conjunto com as brincadeiras por eles conhecidas, ou seja, as atuais, utilizando diversos recursos (rótulos, jornais, desenhos, sucatas, caixas);
- Fazer uma comparação entre os brinquedos ou as brincadeiras antigas – trazidas pelos convidados – e as atuais – as que eles brincam -. Primeiro no quadro, depois no caderno;
- fazer um dominó com desenhos relacionadas com o tema (confeccionar com os alunos);

RODAS CANTADAS:
- brincar com as rodas cantadas que eles conhecem;
- registrar através de desenhos individuais a sua roda cantada preferida;
- fazer a escolha democrática de uma canção (roda contada);
- cantar e dançar a roda cantada escolhida;
- mudar a coreografia (como podemos fazer diferente ?);
- criar juntos uma canção e fazer uma coreografia para a mesma;
- fixar a música por eles criada na sala de aula.

JOGOS TRADICIONAIS:
- a professora faz uma pesquisa para saber qual é a brincadeira que os alunos mais gostam (a professora registra os dados);
- após o resultado faz-se um gráfico com estas brincadeiras que foram citadas. O gráfico segue a ordem crescente (das menos citadas até as mais citadas e as que mais brincam);
- fazer um painel com o mesmo e fixar na sala;
- fazer uma reflexão sobre a pesquisa (várias interrogações: quem brinca? Quando? Onde? Turno? Quantos participantes? Porquê?)
- questionar quais os materiais utilizados nas brincadeiras ( bola, pedra, pneus, corda etc.);
- providenciar esses materiais, onde os alunos farão uma análise: do que é feito, é industrializado ou feito artesanalmente, forma geométrica, além de brincadeiras é utilizada para outros fins;
- compará-los, classificá-los – diversos critérios: tamanho, cor, peso, etc. -,e separá-los;
- cada aluno desenha os materiais utilizados para as brincadeiras ou jogos;
- fazer uma lista destes objetos no quadro;
- fazer o jogo da memória com estas palavras, ilustrando as fichas com figuras;
- verificar todos os brinquedos que existem na sala de aula;
- fazer com os alunos pequenas fichas com esses nomes e colar em cada brinquedo respectivamente;

BRINQUEDO PREFERIDO:
- fazer um diálogo com os alunos para que se posicionem com relação aos brinquedos que já conheciam, aos que conheceram, e de todos, qual ou quais gostaram mais;
- iniciar um livrinho – Brinquedo Preferido:
• desenho e escrita do nome do brinquedo preferido de cada um (capa);
• recortar e colar palavras com a letra inicial do brinquedo escolhido;
• contar o número de letras de cada palavra, colar bolinhas de papel correspondentes, desenhar este número;
• desenhar outros objetos parecidos com o brinquedo; (escrever o nome, com auxilio da professora);
• desenhar objetos diferentes (cores, formas, etc.) mas que possuem a mesma função do brinquedo escolhido.
- Confeccionar, com sucatas, o brinquedo preferido;
- Organizar uma exposição com o material construído pelas crianças durante o projeto, convidando os pais e outros alunos.

PLANO DE ESTUDO E CONTEÚDOS ESSENCIAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

O trabalho realizado na Educação Infantil deve ser fundado em grandes objetivos a fim de desenvolver as seguintes capacidades:
- desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepções de suas limitações.
- Descobrir e conhecer progressivamente o próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar.
- Estabelecer vínculos afetivos de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.
- Estabelecer e ampliar cada vez mais relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
- Observar e explorar o ambiente com atitudes de curiosidade, percebendo-se cada vez mais com integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
- Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades, respeitando a individualidade.
- Usar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita), ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
- Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

OBJETIVOS:

- Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades, agindo de acordo com elas.
- Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade.
- Valorizar suas ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências.
- Brincar.
-Adotar hábitos de auto-cuidado, valorizando as atitudes relacionadas com higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência.
- Identificar e compreender a sua pertinência aos diversos grupos dos quais participa, respeitando suas regras básicas de convívio social e a diversidade que os compõe.
- Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
- Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo, através de jogos, brincadeiras, danças, etc.
- Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos.
- Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos, desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.
- Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.
- Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
- Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação, tanto pessoal como do grupo.
- Familiarizar-se com a escrita por meio de manuseio de livros, revistas e outros portadores de textos e da vivencia de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário, ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão.
-Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados, situações-problema relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.
- Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.
- Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
- Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem.

CONTEÚDOS

1 – ÁREA PSICOMOTORA

1.1- ESQUEMA CORPORAL:

• Reconhecimento do seu corpo:
- no todo (conscientização de mesmo);
- das partes (localização e função);
- na cabeça (boca, nariz, olhos, orelhas, cílios, cabelos, sobrancelhas, bochechas);
- no tronco (ombro, barriga, costas, peito, pescoço);
- nos membros superiores (braços, cotovelo, pulso, mão, dedos);
- nos membros inferiores (pernas, joelho, tornozelos, pés, calcanhar, dedos, unhas);
- nas posições (em pé, deitado, sentado, de frente, de lado, de costas, agachado, ajoelhado);
- nas posições (estáticas e dinâmicas);
- expressões (corporal e facial);
- ritmo (rápido, lento e moderado);

A) MOTRICIDADE AMPLA:
- coordenação de movimentos amplos que envolvam o corpo (altura, distância, direção, movimentos alternados, direita, esquerda).
- Movimentos: – naturais (ritmo próprio), – criativos (criação de movimentos livres), – rítmicos (reprodução de sons através de movimentos), – imitativos (imitação de movimentos padronizados), – postura (orientações dos movimentos corretos), – expressivos (expressar-se através de movimentos corporais e faciais).
- Recreação: músicas, rodas cantadas, danças, etc…
- Freio inibitório: capacidade de deter o movimento no tempo preciso.
- Relaxamento e volta a calma.

B) MOTRICIDADE FINA:
- Coordenação de movimentos finos:
- amassado;
- modelagem;
- amarrado;
- exercício de sucção, assobios, sopro, esvaziamento de bochechas, língua, lábios;
- rasgado;
- discriminação de sons; pronúncia de palavras, ruídos, batida;
- vestir-se e despir-se a sim e ao outro;
- colagem;
- manipulação da tesoura;
- recorte;
- exploração dos dígitos;
- pintura livre;
- traçado de linhas – exercícios grafomotores;
- maneira de manusear o lápis, pincel e tesoura (preensão);
- enfiado e alinhavo;
- punção;
- desenhos;
- picado;
- dobradura;
- empilhado;
- enfileirado;
- movimentos oculares.

C) NOÇÕES TOPOLÓGICAS:
Noção de:
- em cima, embaixo;
- dentro, fora, distante, próximo;
- perto, longe;
- frente, atrás, lado;
- lateralidade (dinâmica do corpo);
- direita, esquerda (conhecimento);

D) PERCEPÇÕES:
- Exercícios de observação, comparação, relação, classificação.
- Cores primárias e secundárias.
- Formas em geral (atributos): tamanho (maior, menor, grande e pequeno), espessura (grosso, fino)…
- Linhas retas, quebradas, onduladas, curvas, mistas.
- Figuras geométricas (quadrado, círculo, triângulo, retângulo).
- Aquisição de noções de espaço e tempo.
- Seqüência lógica.
- Quantidade (muito, pouco, alguns, nenhum, metade, todo).
- Operações: (noções de conjunto contendo adição e subtração (a nível de jogos concretos).
- Exercícios de reprodução a nível gráfico.
- Quebra-cabeças.
- Separação e agrupamento.
- Sensações auditivas: forte, fraco, agudo e grave.
- Sensações gustativas: doce, amargo, salgado, azedo.
- Sensações olfativas: cheiro agradável e desagradável, odores diferentes.
- Sensações táteis ou térmicas: quente, frio, moderado.
- Sensações de peso: pesado, leve, duro, mole, áspero, rugoso, liso.
- Noções de tempo: ontem, hoje, amanhã, agora, antes, depois, último, primeiro, dias da semana, meses do ano e suas estações.
- Discriminação e identificação: de palavras, letras, sons, sílabas.
- Noções de espaço.

2 – ÁREA COGNITIVA

2.1 – LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

- Formas de comunicação: falada, por desenhos, gestos.
- Transmissão e recebimento de recados.
- Relato de experiências.
- Ordenação de histórias e fatos em seqüência (seqüência lógica).
- Expressar-se com clareza (contos, fatos, histórias).
- Identificação, descrição, compreensão e interpretação de fatos, histórias, gravuras, músicas, cantos com auxílio de perguntas – partindo do mais simples para o complexo, enumerando elementos e ações.
- Dramatização (expressões gestuais).
- Combinações de palavras que rimem.
- Representações de idéias trabalhadas através de expressões orais, corporais, gestuais, plásticas, gráficas.
- Construindo através da imaginação.
- Memorização: músicas, quadrinhas, rodas cantadas.
- Exploração das palavras (significado para aumentar o vocabulário).
- Análise e comparação de sons (inicial, final das palavras e frases).
- Completar sentenças,frases: João e Paulo pularam corda e…(jogo – cada vez acrescentar mais palavras).
- Fixação de letras aprendidas (por jogos, materiais concretos).
- Identificação e reconhecimento das vogais e consoantes (maiúsculas e minúsculas em palavras, murais, revistas, materiais concretos, painéis…)
- Representação gráfica das vogais e consoantes (ar, quadro, papel – com ou sem linhas).

2.2 – CIÊNCIAS E MATEMÁTICA:

- Relato de experiências.
- Identificação e relação de fatos (com causa e efeito).
- Observação, descrição, comparações de objetos, materiais, estabelecendo semelhanças e diferenças em relação e categoria a que pertence.
- Manipulação de elementos, objetos.
- Apresentação de situações problema e possíveis alternativas.
- Atributos por agrupamentos e separação: forma (semelhança, peso, medida), tamanho (maior e menor), espessura (grossa, fina), cores…
- Verbalização e reconhecimento de elementos que pertence ou não aos conjuntos.
- Identificação e reconhecimento de conjuntos e de seus elementos (por agrupamento, separação).
- Conjuntos: unitário, com muitos e vários elementos.
- Noção de zero: quantidades e representações.
- Reconhecimento da família dos numerais.
- Construção do conceito de quantidade.
- Leitura dos numerais, objetos por ordem crescente e decrescente.
- Leitura e escrita dos numerais.
- Relação do número e quantidade.
- Aquisição de conservação de quantidade.
- Noção de par e ímpar (concretamente).
- Resolução de problemas simples através de experiências concretas (o que falta, o que sobra).
- Medidas de comprimento, capacidade.

3 – ÁREA AFETIVA E SOCIAL

– Identificação do seu próprio nome, nome do colega, pai, irmãos, professora, data de aniversário.
- Respeito às regras de jogos estabelecidas pelo professor e alunos.
- Bom relacionamento com os colegas, professor e comunidade escolar.
- Participação em brincadeiras e jogos.
- Atendimento as ordens dadas.
- Divisão de brinquedos e atenção aos colegas.
- Participação em atividades propostas.
- Independência no agir.
- Desenvolvimento de hábitos de higiene.
- Zelo pelo material individual e coletivo da escola.
- Valorização: clima de respeito, amabilidade e alegria na convivência do dia-a-dia.
- Orações espontâneas reconhecendo a presença de Deus e agradecendo as coisas que temos.
- Reconhecimento de datas comemorativas.

TEMA: QUEM SOU EU?

JUSTIFICATIVA:
As atividades sugeridas levarão os alunos a conhecerem-se e, consequentemente a compreender que tem uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas, em casa, na escola, e na comunidade.

OBJETIVOS GERAIS:
- revelar de diversas maneiras o seu modo de ser;
- entender que a vida é um processo de continuidade do passado e do presente;
- reconhecer-se como ser único na sociedade em que vive;
- conhecer a sua história e a de seus colegas a partir de relatos dos mesmos.

PROCEDIMENTOS:
- montagem do mural do auto-retrato, com o nome de todos os alunos da sala de aula;
- caça palavras com o tema família: nome dos membros de uma família;
- preenchimento de fichas de pesquisa sobre o aluno e sua família;
- explicação sobre a data de nascimento ( certidão de identidade);
- a partir de dados pessoais observados na certidão, explicar como é formado o sobrenome;
- verificar na sala de aula se existem alunos com o mesmo sobrenome, ou que nasceram no mesmo dia, no mesmo mês, no mesmo ano, na mesma maternidade;
- consultara a certidão de nascimento para preenchimento da ficha.

DISCUTIR COM O ALUNO:
- por que não pode ser confundido com outra pessoa, mesmo tendo nome igual ao dela?
- Compare você com o colega. Quais as semelhanças e diferenças entre vocês?
- Se você tem o mesmo sobrenome do seu colega, quer dizer que são da mesma família? Por quê?
- Quais os acontecimento considerados importantes na sua vida?
- As pessoas estão sempre querendo mudar alguma coisa em si: o cabelo, os olhos, etc. por quê?

CULMINÂNCIA:
Montagem de textos coletivos ou individuais, álbuns e livros abordando a história do aluno, tanto na sociedade quanto na escola.

AVALIAÇÃO:
A avaliação deve ser constante, contínua através da observação, trabalhos realizados extra-classe, exposição de trabalhos, painéis, relatos, considerando os avanços dos alunos em forma geral.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

1- Pesquisar com os pais, em casa:
- Quem escolheu o seu nome?
- Por que este nome?
- Nomes dos familiares:
- Pai:
- Mãe:
- Irmãos:
- Avó paterna:
- Avô paterno:
- Avó materna:
- Avô materno:

2- Com a certidão, preencha os dados de sua identidade: (ficha)

3- Desenhar seu auto-retrato e montar um painel:

4- Texto:

NOME DE GENTE

Por que é que eu me chamo isso
E não me chamo aquilo?
Por que é que o jacaré
Não se chama crocodilo?

Eu não gosto
Do meu nome,
Não fui eu quem escolheu.
Eu não sei
Por que se metem
Com um nome que é só meu!

O nenê
Que vai nascer
Vai chamar como o padrinho,
Vai chamar
Como o vovô,
Mas ninguém
Vai perguntar
O que pensa
O coitadinho.

Foi meu pai quem decidiu
Que meu nome fosse aquele.
Isso só seria justo
Se eu escolhesse
O nome dele.

Quando eu tiver um filho,
Não vou por nome nenhum.
Quando ele for bem grande,
Ele que procure um!

Pedro Bandeira.
Cavalgando o arco-íris.

Leitura: compreensão e interpretação do texto:

5- Montagem do livrinho; História da Minha Vida

6- Fazer uma entrevista: cada aluno entrevista um colega, perguntando coisas relacionadas com a vida do mesmo:
-nome:
-idade:
-comida preferida:
-música:
-brincadeira:
-livro:
-passeio:
-o que mais gosta de fazer?
-o que menos gosta de fazer?
-o que gostaria de ser no futuro?
Etc.
Após, monta-se um painel com as perguntas e respostas registradas, de todos os colegas, cada registro com a foto do entrevistado.

7- Por que Sou Importante?
As crianças recebem ou confeccionam, em folha de papel, rostinhos de meninos ou meninas. Elas devem escrever ou desenhar, ao lado dos rostinhos, porque são importantes. O monitor pode auxiliá-las sugerindo-lhes características positivas das crianças. Depois de prontos as mesmas devem colocar os seus rostinhos em um painel que ficará exposto em um local vísivel.

PROJETO DE EXECUÇÃO

OBJETIVOS:
- Experimentar, num movimento dialético, o ensino como intervenção no processo de aprendizagem;
- Analisar critica e criativamente, a experiência de ensino, como intervenção no processo de aprendizagem;
- Perceber as relações produzidas na instituição escolar pelos seus participantes como contexto imediato e o contexto geral.

1- PARTICIPAÇÃO EFETIVA NAS ATIVIDADES DA VIDA ESCOLAR
Constitui-se no espaço onde o aluno-estagiário pode: perceber as relações que são produzidas na instituição escolar pelos participantes com o contexto imediato e o contexto geral. Diz respeito, mais especificamente, ao ensino e à aprendizagem e possibilita a visão de conjunto do trabalho escolar, a partir da experiência de docência nas Series Iniciais do Ensino Fundamental.
Pode incluir:
a) observação de situações pedagógicas em Instituições de Ensino de Educação Básica, abrangendo toda a vida da instituição.
b) Participação em:
- Planejamento pedagógico, administrativo, financeiro, reuniões pedagógicas, eventos com participação da comunidade escolar;
- Projetos e atividades dos componentes curriculares do curso, propostos pela instituição alvo da prática;
- Avaliação da aprendizagem dos alunos da instituição de ensino onde estagia;
- Pesquisa de campo.

2- ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Podem incluir:
a) Problematização de situações de ensino que servirão de fonte para os projetos de pesquisa;
b) Inferência das bases teórica que fundamentam as práticas observadas a partir dos pressupostos estudados;
c) Ação interventiva nas atividades de preparação e avaliação do trabalho docente, do aluno estagiário.

Realizar-se-á em três momentos integrados:
O primeiro momento, com ênfase na interação, constitui-se num espaço para:
- definir pontos de partida e de chegada, como norteadores daquilo que juntos, professor, supervisor e alunos irão processar;
- posicionar-se conceitualmente em relação:
- à aprendizagem.
– ao ensino, numa ótica intervencionista.
- levantar alternativas de ação possíveis.

O segundo momento constitui-se num espaço para:
- relatar, ao grande grupo, as atividades desenvolvidas;
- no ensino, em uma das Séries Iniciais do Ensino Fundamental;
- na comunidade escolar e familiar que evidencie a contextualização da situação de ensino;
- voltar aos pressupostos teóricos, como elemento referencial da análise da pratica;
- analisar e criticar a vivencia das experiências de Series Iniciais do Ensino Fundamental e na pesquisa.

O terceiro momento constitui-se num espaço para, que haja, em pequenos grupos e ou individualmente ação interventiva, do professor. Nas atividades de preparação e avaliação do trabalho docente, do aluno estagiário.
O foco principal dessas atividades será a reflexão critica e criativa sobre a ação docente do professor-aluno, bem como sobre as atividades próprias da vida da escola, com vistas, em especial, ao planejar. “Ensinar e avaliar”.
As atividades de Orientação Didático-pedagógicas serão desenvolvidas concomitantemente às atividades de docência e de participação efetiva nas atividades próprias da vida escolar, em Instituições de Educação Básica.

3- PREPARAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE:
Constituem-se no espaço onde o aluno planeja, avalia, seleciona e organiza atividades e materiais para o ensino, com crianças, de classes de Educação Básica: séries Iniciais de Ensino Fundamental.

4- ATIVIDADES DE DOCENCIA
As atividades de docência constituem-se no espaço experimental onde o aluno-estagiário vivencia, na sua área específica de atuação, metodologias explicitadoras do referencial teórico por ele construído, em parceria com a escola em que realiza a prática.
Terá como foco principal o exercício da docência, elemento integrador da prática-pedagógica que possibilite:
-vivenciar o trabalho de ensino, propriamente dito, em de classes de Educação Básica: Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
-identificar as concepções subjacentes a essas práticas.

AVALIAÇÃO:
1-Mecanismos:
1.2-Humanos
-Professor Supervisor da PEES;
-Alunos estagiários.
1.3-Técnicos (tais como):
-Observação;
-Entrevista;
-Seminário;
-Reuniões sistemáticas;
-Análise de instrumentos;
-Síntese avaliativa do desenvolvimento da disciplina.
2-Instrumentos:
-Relato de alunos;
-Síntese avaliativa.
3-Os alunos estagiários serão avaliados através:
-Do desenvolvimento contínuo, efetivo, individual e grupal em todas as etapas e atividades pertinentes à PEES;
-Da excelência do exercício de docência propriamente dita;
-Da contribuição espontânea para o êxito dos trabalhos e respectivas implicações, tais como:
- Aceitar reformulações imprevistas;
- Partilhar responsabilidades;
- Criticar objetiva e construtivamente o processo.