Educação Inclusiva

Idéias da rede...

Caixas ilustradas – Sílabas

Pode-se trabalhar a deficiência auditiva com este jogo



Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
Recomendo que a atividade seja feita em dupla. Fazendo a atividade com o colega, as crianças poderão trocar hipóteses sobre a escrita das palavras, o que possibilitará maior avanço no processo de alfabetização. È também uma forma de inclusão do aluno deficiente auditivo ao grupo. Ele estará se interagindo melhor com os colegas.
Avaliação

Painel de Quantidades (Hora do Conto)
Trabalhar com deficiente visual


Inspirado no livro "Um amor de confusão" (Dulce Rangel)

O RECONHECIMENTO DOS NÚMEROS E DO ALFABETO!!!


Pensando em ensinar os alunos surdos quando chegam na escola sem sequer saber os números e o alfabeto em Libras, criei um material em feltro que destaca não só os números e nem o alfabeto, mas sim eles irão aprender juntos alguns nomes  e consequentemente alguns desenhos, sinais e palavras que é de suma importância o trabalho interdisciplinar dentro da aprendixagem!!

Primeiramente deixe o aluno familiarizar com o material, pegar, sentir, estimular a curiosidade para que faça as mais variadas perguntas do que está está encontrando naquele material.
Depois peça a ele para escrever os nomes que aprendeu, criar frases, perguntar para os coleguinhas e fazendo uma troca entre eles, cada um perguntar o outro e vice - versa, até familiar com todas as figuras que ali se encontra no material!!

!


O Dado onde utilizamos ele em vários jogos que brincamos!!


Um Livrinho de Números, com desenhos e quantidades

Um bloquinho onde foi confeccionado o alfabeto em Libras e em Português

O Dado, o bloco do Alfabeto e o caderno de números

 



Outra idéia...

Material para aula de Libras.

Jogo para aula de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que é a língua (e não linguagem) utilizada pelos surdos (e não mudos ou surdos-mudos, apenas surdos).
Os alunos terão que sortear a fruta, o animal, ou o mês e fazer o sinal correspondente.

 Foram vários animais feitos em feltros com "recheio" de fiba acrílica.
Para fazer o saquinho, eu bordei em ponto cruz, "animais" e "frutas".
Um saquinho para cada aula.
Foram várias frutas fofinhas de feltro também.
Gostei muito de fazer essas frutinhas...uma terapia pesquisar, desenhar, fazer os moldes e costurar...
Elae pediu também os meses do ano e um saquinho para eles.
Desta vez, bordei no tecido depois apliquei no feltro.
Esse sinal quer dizer: "Eu amo voce" na comunidade surda.
 Finalizando, fiz também um dado "família". Ele tem todas as carinhas abaixo:  avós, pais e filhos.
Ficou bonito, grandão, colorido, com 15cm de lado.

Para aprender mais sobre Libras, acessem o site:http://www.dicionariolibras.com.br/website/index.asp?novoserver1&start=1&endereco_site=www.dicionariolibras.com.br&par=&email.


Acessibilidade e Autismo - Materiais Pedagógicos


Os materiais disponíveis na área pedagógica para as pessoas com autismo muitas vezes não cumprem com o conceito de acessibilidade, pois existem poucos brinquedos e recursos pedagógicos direcionados para nosso público alvo ou que não atende a necessidade específica da pessoa com autismo. 

O termo acessibilidade significa permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida e também todas as parcelas presentes em uma determinada população, participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação. Em vários setores o conceito de acessibilidades vem sendo aplicado. Os exemplos mais visíveis estão na arquitetura, no urbanismo e na informática. 

Todos os recursos pedagógicos podem ser aplicados com pessoas com autismo, mas sabemos que cada um tem suas particularidades e por isso nem sempre os materiais cumprem com o objetivo proposto para a prática pedagógica. 

A frase “As possibilidades de produção e interpretação de signos parece não ter limites. O que são limitados são a nossa compreensão os recursos disponíveis, os conhecimentos tão incipientes ainda...” (de Anna Maria Lunardi Padilha do livro Práticas Pedagógicas na Educação Especial), traduz tão bem a nossa realidade. Por isso, vale a pena investir na confecção de material que levem em conta os interesses e as necessidades dos portadores de Transtorno do Espectro Autista. Para isso temos que buscar, pesquisar, compartilhar, usando muitas idéias já prontas e adaptando outras para determinadas situações. Adquirindo conhecimentos para transformar conceitos e definir novos horizontes de trabalho para aplicar com essas pessoas que nos surpreendem tanto.

Sabemos que os materiais pedagógicos podem ser usados também por todos que trabalham com pessoas com autismo e demais Transtornos Globais do desenvolvimento.
Neste blog apresentarei vários materiais que foram confeccionados e adaptados conforme as necessidades e aplicados com essas pessoas.

Nesta postagem de Acessibilidade e autismo, ressalto alguns critérios que devem ser observados nos materiais para as atividades: 

1º - DESPERTAR O INTERESSE
Não adianta ser o melhor material do mundo com várias certificações de qualidades e ser muito caro e bonito. Tem que despertar o interesse, a curiosidade. Para isso temos que levar em conta os interesses da pessoa com autismo e produzirmos muitas vezes seu próprio material. Adquira os materiais das lojas que podem ser aplicados e adaptados conforme a necessidade de cada um.
-Dica para os pais: Observe muito seu filho para saber quais são seus interesses, os objetos que ele gosta como exemplos: personagens, músicas, etc. Tais informações devem ser agregadas às atividades. Compartilhe com os profissionais que atendem seu filho todas as informações que você tenha, pois um pequeno detalhe pode fazer toda a diferença nos avanços do desenvolvimento da pessoa com autismo. Desconfie dos profissionais que não trocam informações sobre seu filho.

2º - SERVIR PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS TERAPEUTICOS
Os terapeutas devem ter objetivos definidos para o atendimento de cada paciente, neste caso os materiais didático-pedagógicos são fundamentais para a estimulação do interesse dos mesmos. Um exemplo prático, sãos os brinquedos de instrumentos musicais para o trabalho do musicoterapeuta, ou ainda, as bolas coloridas para a fisioterapia e os diversos jogos de gravuras na fonoterapia e pedagogia.

3º - DURABILIDADE E SEGURANÇA

Para uma maior durabilidade recomendo a compra de materiais que tenham resistências como a madeira, o polietileno e o papel plastificado. Sempre observando o selo de qualidade do Inmetro. Também para confeccionar os materiais escolha os que sejam mais resistentes para ter maior durabilidade. Por exemplo, quando trabalhamos com Eva que não é resistente. Para isso use o de maior espessura e cole-o no papel couro.

Por Joaquim Melo.
Pai do Ulisses.
Formado em Licenciatura da Matemática pela UFAM.
Desenvolveu os projetos: Projeto Xadrez na Escola, Projeto Colecionar, Caixa de Jogos e Desafios Matemáticos (aplicados na Semed) e o Projeto Construindo Conceitos Matemáticos para Pessoas com Transtornos do Espectro Autista (aplicado na Casa da Esperança - Fortaleza-Ce).


Atividade de Matemática para Alunos com Autismo

Nesta atividade pedagógica apresentarei mais um recurso de aprendizagem com o enfoque na matemática. Esta atividade foi pensada levando em consideração o interesse restritivo do aluno com autismo. Para saber mais leia a postagem Acessibilidade e Autismo - Materiais Pedagógicos publicada neste blog.

Primeiro conheça quais as preferências do aluno, por exemplo, nesta atividade usei figuras do Pica-pau, shrek, Xuxa, Ben 10, Era do gelo, Bob Esponja, Ivete Sangalo e carros, pois parte do sucesso da atividade está na escolha da temática que deve ser de acordo com o interesse do aluno em questão.

O objetivo é trabalhar:
• Cores;
• Números;
• Seqüência numérica;
• Identificação dos personagens

Os materiais usados:

• Papel cartão nas cores vermelha, azul, amarelo, verde e branco;
• Figuras de personagens (que podem ser adquiridas em revista, encarte de lojas de brinquedos e internet);
• Bolas nas quatro cores primárias (essas bolas podem ser feitas com jornal amassado e coberto com fita colorida)
• Velcro
A confecção :
1-Recorte o papel cartão branco no tamanho 50cm x 50cm, essa vai ser a base (se preferir use papelão);
2-Cada quadrado que compõe a atividade tem 2cm de altura e 7cm x 7cm de tamanho, distribuídos nas quatro cores.
3-No fundo do quadrado cole as figuras distribuindo-as de forma que elas possam se repetir. Foi usadas figuras do Pica-paushrekXuxaBen 10Era do gelo, Bob EsponjaIvete Sangalo carros.
4-No centro de cada quadrado na parte superior cole um pedaço de velcro, onde vão ser grudados os números.
5-Recorte o papel cartão branco no tamanho de 2cm x 3cm, cole no verso, pedaço de velcro e na frente numere de 1 a 20.
6-No centro do tabuleiro vai ficar um quadrado maior de 14cm x 14cm onde serão dispostos os números, bolas e tampas de pet.

Observe a figura ao lado para seguir como modelo.

O nome da atividade é “Cada número no seu quadrado”.


O desenvolvimento:


1- Disponha a atividade para que os alunos possam explorar, visualizando-a e ao mesmo tempo chamando a atenção para a atividade.
2- Peça para identificarem os personagens e se o aluno não verbaliza, neste momento aponte e fale o nome de cada personagem.

3- Der a bola de uma cor e peça para colocar no quadrado de mesma cor, também pode pedir para colocar em um quadrado de um personagem específico.

4- Com os números peça para o aluno grudá-los nos quadrados de forma ordenada. Explore a atividade conforme o nível do aluno. Se o mesmo não conhece os números, entregue cada número na mão dele pedindo para grudar no local indicado por você e vai identificando cada um. Também se preferir pode usar tampas de pet para usar nos quadrados pedindo ao aluno para significar ou relacionar o número com a quantidade.
Para cada nível de aprendizagem do aluno use o grau de dificuldade adequado.
Experimente fazer seu material, aplique a Atividade de Matemáticacom seu filho/aluno/paciente com autismo. Depois compartilhe conosco os resultados alcançados.

Use a sua experiência e criatividade.
Boa sorte!

Joaquim Melo.
material belíssimo retirado do site http://www.autismonoamazonas.com


Outros...

PAINEL VISUAL EM LIBRAS

Mural em LIBRAS





















Você poderá gostar de:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarMateriais.html?busca=AEE&categoria=40&x=30&y=13

Blogue de turmadamonicajovem :TuRmA dA mÔniCa JoVeM, Datas comemorativas do mês. Dia 11, Dia do Portador de Deficiência Física